quinta-feira, 8 de maio de 2008

FSM 2009 Amazônia



A data do Fórum Social Mundial 2009, em sua primeira edição na Amazônia, já está definida. Em reunião do Conselho Internacional (CI) do FSM, realizada entre 30 de março de 3 de abril, em Ambuja, Nigéria (África), ficou decidido que o FSM 2009 Amazônia será realizado no período de 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009, na cidade de Belém, Pará, Brasil, um dos países que compõem a Pan-Amazônia. Além da data e a arquitetura do Fórum a reunião sinalizou a decisão de que o território do FSM2009 será constituído pela Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e, possivelmente, o Núcleo Pedagógico Integrado – NPI, todos localizados na avenida Perimetral, que está sendo chamada de “Corredor do FSM 2009 Amazônia”
Muito mais de território, as entidades da sociedade civil organizada querem e trabalham para que a Amazônia seja também protagonista durante os seis dias do maior processo de intercâmbio e convergências de lutas altermundistas em curso no planeta.
Esse esforço e demanda da Pan-Amazônia, composta por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além da Guiana Francesa, foram reconhecidos e abraçados pelo CI e o resultado será uma das grandes novidades do FSM em sua 8ª edição.

O Dia da Pan-Amazônia

500 Anos de Resistência Afro-Indígena e Popular

O FSM 2009 Amazônia terá um dia a mais de atividades. O segundo dia da programação, no dia 28 de janeiro, será inteiramente dedicado a Pan-Amazônia.
Nesse dia, as vozes, os povos e as lutas da região serão levados ao mundo, representado pelos mais de 150 países que participam do FSM. O Dia da Pan-Amazônia será constituído de diversas atividades, como testemunhos, conferências, mesas –redondas, além de celebrações, mostras culturais e alguns grandes eventos, todos centrados no eixo: “500 Anos de Resistência Afro-Indígena e Popular”.
Outra grande novidade desse momento da programação é que diferente dos demais dias do FSM, nos quais todas as atividades são autogestionadas, a agenda do dia 28 será direcionada pelo Conselho do Fórum Social Pan-Amazônico e o Comitê Local de Belém, que no decorrer da preparação, deverão colher o máximo de sugestões dos povos da Pan-Amazônia e suas organizações.
A Festa da Aliança, na noite do dia 28, encerra o Dia da Pan-Amazônia e celebrará a aliança entre os povos da Amazônia com os povos de todas as regiões do mundo inteiro.

Fotos: Visão aérea da UFPA e Capela Ecumênica Universitária.

http://belemjaneiro2008.blogspot.com
Ou Veja no Sítio Oficial do FSM Amazônia 2009:
http://www.fsm2009amazonia.org.br/wsf2009.php

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Volta ao centro de Sí mesmo ou o Sangue de Sempre!


Cantava Antero de Quental minhas perturbações cardíacas quando envelhecia as esperanças e doces recordações do trecho de uma passagem do livro de Isabel Allende sobre a família ‘Leal’ emigrados e exilados espanhóis no Chile logo quando da Guerra Civil e esmagada pelo regime fascista de Franco com apoio de seu aliados, chegando lá no país-refúgio começava a ditadura de Pinochet-Pinucullo, Chile o qual respirava os ardores da luta popular revolucionária através da solidariedade, trabalho fraterno, amor e dignidade humana e inigualável respeito a liberdade do destino ao qual estes espíritos alados pela velocidade e vento do amor eram contaminados por paixão em viver cada minúcia e fragor a vida fraternal a derrubar as hierarquias da opressão capitalista, “estes mantenedores da paz e democracia”, dispêndio injustificável de discurso virulento dos donos do capital, necessidade da “paz democrática” para necessidade de sustentar a dependência da desigualdade de condições de classe social entre povos irmãos para manter o progresso de uns poucos privilegiados ascetas do capital que justificavam dizendo “É a seleção natural dos que podem manter ou não o privilégio”, Alguns mandam e o resto obedecem e servem né?


A ironia que passava entre estes trechos era que tentar afastar estas comparações com os do trechos da “Caverna” de Saramago sobre as inquietações de “Fim-de-Tempos” que levava seu personagem princiapal “Cipriano Algor”;Oleiro a vida inteira, e depois impedida por “mega projetos de progresso” sua função, ele e a sua firma faz elo perdido com o valor de sua profissão artesã, as propriedades de ligação de importância da arte manual com o valor para o homem a profissão da terra que eram, ainda é, as raízes principais da humanidade, estes valores íntimos de fixação do homem produzindo sua vida com a terra.


Será que estes não foram os motivos de grande participação e mobilização popular em todas as lutas sociais como na Guerra Civil Española e aos que lutaram contra o Golpe ao governo socialista de Allende no Chile?
Terra para que nela trabalham!!!

Teoria do Kaaos-Laerte


Grog Tonterias Ogro Lunar

Se meu ouvido fosse privada e tudo que escuto de bosta fosse pólvora, eu já tinha apertado a descarga.
**************************
O crepúsculo, aurora até que enfim ganhou uma cor de alegria e esperança, uma cor de vida ao nascer, saiu deste tedioso tom cinza que nada tinge, só suja como nas fabricas ou com os carros nas ruas.
O horizonte surgiu vermelho quase abóbora, a preguiça de sonhar foi embora, talvez comece a funcionar um:
“Olá!”
“Como Vai?”
“Tudo bem?
“Felicidades!”, ora pois, não vai ferir o amanhecer de ninguém!
Oxalá!Oxalá!

******************
Banhado pela felicidade de um bomm de meu horizonte rubro-negro como o mundo físico dessa minha bomba chamada de coração selvagem, vejo meus irmãos Pataxó Hã-hã-hã brilhando como este arco-íris nesse mundo que me convidam a aprender enxergar como homem respondo: Não dá! pois, novamente tenho que nascer e isso exige uma aprendizagem além da meta-física da osmose do acontecer.
*******************
Pensar sobre mim? Não é possível!
Necessito investirabsurdamentenoatualpersonagem!
Aí pelo menos,.. aí pelo menos!!!
...Se é algo que vale o esforço, dar força a um nome, algo sirva, algo que vença o preconceito de sempre estar vivendo em 1ª pessoa aí sim....foda-se os personagens!!!!
***************************
Nada, tudo tinha cara de nada, nada era tudo, menos alguma coisa real. Nada era o real,nada de música, nada de pessoas (Só Zumbis), nada no coração, nada na religião, nada de saudade, nada no porvir, então meu nada era ....
Nada de perdão!!!
*****************
Goteja silêncio...
Goteja o silêncio.
Goteja...gooteja .
Silêncio...Siii!!!!
Agora escutei bem mais alto o silêncio
Gotejar, a garganta roça alto estalidos
Ao ouvir tal gotejar...
Uma lágrima seca antes de chegar a escorrer até o canto de minha...
Boca.
E assim refrescar ao menos a língua de papagaio do gotejar
Que solta labaredas deste inferno de silêncio do interior de
Minha alma seca
******************
Todo mundo tem fome de vida,
Vontade do suportável,
Algo melhor que cérebro de caranguejo,
Um cão fedendo a guarda-chuva molhado
O cheiro do berro do rio,
o cheiro do barro fez você
em cacos de traços esvoaçados.
Barro sim, mas sem lama,
não aquela mesma lama
que fazíamos tanto na cama.
***************
Pitadas de branco no universo,
Uma calabresa roja,
Merda na cabeça, merda na língua, merda ao passo, merda ao ver, merda ao escutar e escultar, merda aos montes para ajudar um novo mundo a florescer imagens e vozes espelhando como o espelho quebrantado,
refletindo a estrela desposada do branco do meu ser...
Quem me dera o cinza?
Decerto não vai estar aqui para colher as mesmas cinzas quebrantadas e esfareladas, cantada desde o fundo do reflexo de meu espelho entre o canto de meu branco no mar negro de meu universo.