quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Zezta Internacional: Flor da Palavra no Caracol do Outeiro-Icoaraci (Belém-Pará)


Feliz 2009: participe do ajuri do caracol de Outeiro

A rede Flor da Palavra convida todos e todas a participar do ajuri de construção do primeiro caracol no Brasil na Ilha de Caratateua (Outeiro), Belém (PA) a partir de janeiro de 2009. Os "caracóis" são as sedes para a organização da autogestão nas regiões zapatistas em Chiapas (México), unindo os seus municípios e comunidades autônomas e facilitando a comunicação dos povos indígenas com a solidariedade da sociedade civil nacional e internacional. O "ajuri" é uma prática tradicional dos povos caboclos e indígenas da Amazônia, conhecida por muitos como "mutirão", na qual grupos e indivíduos se unem em solidariedade para, por exemplo, "limpar" o terreno para a nova roça. No Outeiro o ajuri é para comprar um terreno e iniciar a construção física e humana de um espaço permanente que sirva para voluntários e moradores cultivarem a autonomia local e a comunicação com outras lutas.
Uma forma de solidariedade é enviar doações para a compra do terreno pelo paypal:
Ao fazer algum depósito por favor comunique a rede Flor da Palavra através do e-mail coletivo palavra@lists.riseup.net, que também é aberta a novos inscritos para a tecitura desta e outras ações. Em janeiro os voluntários já podem ir a Belém, para ajudar na compra e na construção do caracol, debater com a população local, e iniciar ações visando fortalecer a sua autonomia. Não há uma preparação ou planejamento prévio para receber os voluntários, então é bom levar barracas, alimentos e contribuições diversas para a futura estrutura do local, como computadores velhos, sementes e ferramentas para horta, livros para biblioteca, materiais de bioconstrução, oficinas, rádios livres, filmadoras e outras iniciativas para já dar início às práticas autonomistas. A organização está sendo colaborativa e horizontal, então todos são igualmente responsáveis pelo que vier. O auge das atividades deve ocorrer na época do Fórum Social Mundial.
Existem já iniciativas para que o caracol seja também um encontro de grupos autônomos, de rádios livres, e de coletivos do Centro de Mídia Independente e outros grupos, como o submidialogia. A rede lembra que a revolução, para o EZLN, resulta "da luta em várias frentes sociais, com muitos métodos, sob diferentes formas sociais, com graus diversos de compromisso e participação" e destaca a importância de que o principal encontro seja com os povos que moram e freqüentam a ilha. Caratateua (Outeiro) é administrada por Belém, estando ligada ao centro por 18 km e uma ponte inaugurada em 1986. Tem uma população de 16.665 (dados da prefeitura de Belém de 1997) distribuída nos bairros Brasília, Itaiteua, Tucumaeira, Fama, Fidélis, Água Boa, Primavera e Água Cristalina, que combinam aspectos da vida rural ribeirinha (como pesca e produção de açaí) com a urbanização ligada à expansão do turismo popular. Sofre com problemas de infra-estrutura, saneamento básico e outros ligados ao seu perfil de região "pobre" (do ponto de vista dos "ricos") e não prioritária para o Estado.
Conexões: Mapas de Belém e Outeiro Fotos de Outeiro Zapatistas explicam o que é um caracol Artigo sobre os pescadores de Outeiro Digna Raiva condena massacre na Palestina
Flores já realizadas: Flor da Digna Raiva (Cidade do México 2008) Flor do direito à moradia (Curitiba 2008) Flor das mulheres indígenas (Tefé 2008) Flor em assentamento do MST (Maringá 2008) Pré-Flor da Palavra Curitiba e Floripa (2008) Flor da Vila Pescoço (Tefé 2008) Flor Casa das Pombas (Brasília 2007) Flor Indígena (Tefé 2007) Flor Punk (Brasília 2006) Flor Anti-Calderón (Marília 2006) Flor dos Movimentos Rurais (Tefé 2006) Flor Sampa (2006) Flor Rizoma de Rádios (Campinas 2006)Nos vemos em 2010...
comente essa matéria

Nenhum comentário: