quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Promoção do Livro As Vozes do Espelho

Presente de Natal e para qualquer outra época.
Dissemine Poéticas de Solidariedade para divulgAção de idéias transformadoras para resistência.

AS VOZES DO ESPELHO

João Cabral de Melo Neto, José Saramago, Darío Fo, Sealtiel Alatriste, Rafael Alberti, Bernardo Atxaga, Juan Bañuelos, Mario Benedetti, Jesús Ferrero, Juan Goytisolo, David Huerta, Augustín Jiménez, Armando López Salinas, Javier Marías, Eduardo Milán, Marco Antonio Montes de Oca, Óscar Oliva, José Emilio Pacheco, Rosa Regàs, Manuel Rivas, Luis Eduardo Rivera, Manuel Vázquez Montalbán, juntamente com as crianças de Chiapas (México)

e o Comitê Avante Zapatistas! lançam no Fórum Pan-Amazônico em Belém do Pará (25 a 28 de janeiro) e no II Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, a versão brasileira de "Las Voces del Espejo", uma coletânea de poemas e contos escritos por grandes nomes da literatura mundial, inspirados nos desenhos feitos pelas crianças indígenas da selva Lacandôna (Sul do México).

Pelas 80 páginas do livro, helicópteros e tanques do exército federal confundem-se com árvores, flores, casinhas e animais dando-nos a visão, em traços coloridos, de crianças que combatem o mundo de misérias em que vivem com a mais simples, e também a mais potente, das armas: o desejo de viver em um mundo diferente.

No lugar das brincadeiras e travessuras, elas encontraram o trabalho duro, a escola sem carteiras nem lousa, numa selva cercada pelos homens vestidos de verde que empunham armas e vigiam "a ordem", e onde suas famílias insistem em lutar para permanecer vivas e dignas. "As Vozes do Espelho" é uma colcha pluricultural e multicolorida que nos convida a embarcar no sonho dos pequeninos zapatistas.

As vozes que ecoaram pela Europa e pela América chegaram ao Brasil, onde pessoas solidárias ao movimento zapatista decidiram traduzir estes contos e poemas para a língua portuguesa e assim dar continuidade a essa aventura de tecer sonhos com palavras.

"As Vozes do Espelho" é o resultado de um trabalho coletivo: os autores cederam os direitos de seus textos à Frente Zapatista de Libertação Nacional, designers deram-lhe forma, enquanto outros colaboradores debruçaram-se sobre a tradução e a revisão.

Na edição brasileira, constam ainda poemas de João Cabral de Melo Neto, cuja família, observando o desejo do autor expresso pouco antes de sua morte, cedeu os direitos autorais à Frente Zapatista de Libertação Nacional (FZLN) exclusivamente para esta publicação.


REBELDIA PELA DIGNIDADE

Chiapas, onde se concentra a maioria das comunidades autônomas zapatistas, é o estado mais pobre do México. Sua população é majoritariamente indígena e totalmente ignorada pelas autoridades federais.

No dia 1º de janeiro de 1994, nasceu o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) que, com um grito de "Já Basta!" contra a miséria, a indigência e o descaso do governo mexicano, começou a luta para mudar esta situação. O EZLN inspira-se nos ideais do revolucionário Emiliano Zapata que, em 1910, iniciou a Revolução Mexicana reclamando terra e liberdade para seu povo.

Zapata foi traído e assassinado por inimigos políticos e a revolução que começara, institucionalizada e desvirtuada, mas sua luta por igualdade, justiça e cidadania para todos permanece viva em vários cantos mundo.

Após o levante, comitês de solidariedade formaram-se em diversas localidades do território mexicano, norte-americano e países da Europa. Em 1998, surgia no Brasil (São Paulo), primeiro comitê com o apoio de entidades de classe e movimentos, estudantis e populares.

Nascia, em seguida, o Comitê Avante Zapatistas!, reunindo pessoas que militam em setores diversos e que têm a tarefa de divulgar os ideais zapatistas, denunciar a violação da paz nas comunidades autônomas e apoiar a luta destas populações pelo reconhecimento de seus direitos.
"As Vozes do Espelho"

Preço do livro: R$15,00

Informações para a compra do livro pela Internet: ZAPATABR@YAHOO.COM e OGROLUNAR@YAHOO.COM.BR

Para envio postal dos livros é cobrada taxa de R$2,00

Quer saber mais sobre zapatismo?

http://br.dir.groups.yahoo.com/group/avante_zapatistasbr/





Nenhum comentário: