segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Calpuleques e Emiliano Zapata


14 de dezembro
Calpuleques e Emiliano Zapata

Sotelo Inclán informa ainda que, por volta da metade do século XVI, os indígenas possuíam suas terras em forma comunitária, segundo a divisão das mesmas em calpulli ou chinacalli. Calpulli significa bairro de gente conhecida ou linhagem antiga cujos primórdios são contados nos mitos de origem daquele povo. As terras do calpulli não pertenciam individualmente a ninguém, mas ao conjunto dos membros da comunidade que as utilizavam de forma individual. Também elas não poderiam ser alienadas, embora pudessem ser transmitidas aos descendentes dos seus usuários. Em caso de mudança para outro calpulli, o morador do pueblo perdia o direito à terra, a qual passava a outro membro da comunidade sem terra ou àqueles que pretendam se casar etc. Um conselho de idosos decidia sobre tais decisões. O chefe dos calpulli se chamava calpuleque. Essa organização existia desde antes da conquista. As leis espanholas introduziram uma nova organização da produção agrária e da vida das comunidades, e tais mudanças produziram muitas confusões nas comunidades, como a superposição de autoridades e abusos por parte dos representantes das populações, agora frente à Coroa Espanhola. A presença da Espanha não extinguiu totalmente a antiga forma organizacional nem implantou uma nova de maneira eficaz e eficiente. Sob o regime do vice-reinado, os pueblos passaram a conviver com uma legislação que não foi totalmente implantada, ao mesmo tempo em que estavam impedidos de prosseguir com sua forma secular de viver e produzir seus meios de subsistência e de governar as suas comunidades. Com as leis espanholas, os líderes, ou calpuleques, passaram a se chamar gobernadores ou principales e eram escolhidos por eleição popular. Com a Independência (1810), suas atribuições passaram a ser as de “...vigiar, guiar, defender, prevenir, remediar, reger, conservar e, enfim, lutar sempre pelos interesses e os direitos de sua comunidade.” (Sotelo Inclán, 1991: 195). Com o transcurso do tempo, os calpulli deram lugar aos pueblos.

******************

Los Calpuleques de anenecuilco son otros tantos eslabones de una larga cadena que de seguro no tuvo interrupcíon al recorrer varios siglos.claro que faltan muchos ,pero no es ya admirable que se hayan conservado tantas noticias concretas acerca de ellos? si desde el más remoto pasada forman una línea recta que llega a emiliano zapata, tenemos razon para decir que el fue también un calpuleque.Analicemos su actuacíon y comprobaremos que satisface las condiciones fundamentales de ese cargo: es electo por sufragio de los suyos; recibe y se hace cargo de los documentos y titulos de las tierras; defiende los derechos que en ellos se consagran y gestiona antes " la justicia e gobernadores" tomar las tierras que para sus siembras necesita el pueblo y que son suyas y las reparte entre todos; se hace auxiliar con el consejo de los ancianos y la ayuda de los demás; finalmente . es habil .y sabio a su modo para los amparar y defender;

El quadro de calpuleques de Anenecuico ES de su estirpe histórica, institucional y traicional. Zapata ES um vástago de esse árbol genealógico opulente y humilde, cargado de méritos y de grandeza. Los jefes de Anenecuico, cuyos nombres se han salvado, así como, así como todos los anônimos y olvidado, son, los precursores de Zapata. Podriamos decir que ellos mismos fueron Emilianops que, em su tiempo y a sú hora, hicieran aquello que lês tocaba hacer. Si Emiliano destaca como figura histórica ES por La importância y madurez Del momento em que Le toco actuar y porque los tuvo a todos ellos por anteceaores.

Por Jesús Sotelo Inclán Del Libro Zapata – Por El Fondo de Cultura Econômica – Col. Iconografía

Nenhum comentário: