sábado, 29 de maio de 2010

Consciência,Dança,Deus e Nietzsche!

Texto complementar sobre Consciência,Dança,Deus e Nietzsche!


"De fato, se eu tivesse que dizer alguma coisa ao filósofo, lhe diria: Eu é que não acredito em filósofos que não sabem dançar e nem ver quando a festa está proposta. O que custava ao filósofo era crer que Deus não tinha nada a ver com o mal humor do Cristianismo; que chatos são os cristãos e não o Cristo; faltava-lhe perceber o contraste que existia e existe entre Jesus e os religiosos. Acabou que o pensador foi incapaz de ouvir as músicas e entrar na festa."



A consciencia da Aparência
(ebriamente traduzido das línguas dos saberes do branco )

Quão Maravilhoso e novo e ao mesmo tempo quão horrendo e irônico me sinto com meu conhecimento diante da totalidade da existência!
Descobri para mim que a antiga humanidade e animalidade, e mesmo todo o tempo primitivo e passado de todo ser sensível continuam em mim a criar ficções, a amar, a odiar, a concluir- sou subtamente acordado em meio a este sonho, mas somente para a consciência de que estou sonhando e de que tenho que continuar, para não sucumbir: assim como o sonambulo tem de continuar sonhando para não desabar. O que é agora, para mim, a "aparencia"? Na verdade não o contrário de alguma essência- o que sei dizer de qualquer essência a não ser os predicados de sua aparência! Na verdade, não uma máscara-morta que se poderia pôr sobre um X qualquer e também se poderia retirar! A aparência, para mim, é o próprio efici~ente e vivente, que vai tão longe em sua zombaria de si mesmo, a ponto de me fazer sentir que aqui há aparência e fogo-fátuo e dança de espíritos, e nada mais- que entre todos os sonhadores também eu, "o conhecedor", danço minha dança, que o conhecedor é um meio para estirar a dança terretre no sentido do comprimento, e nessa medida faz parte da ordenação festiva da existência, e que a sublime consequência e coerência de todo conhecimento é e será, talvez, o meio supremo de mander de pé a generosidade do sonho e a inteligibilidade de todos esses sonhadores entre sí e, e justamente com isso, a duração do sonho.

"O demônio pode começar a invejar aqueles que sofrem profundamente em demasia e manda-los para o céu"

Nietzsche-A Gaia ciência

Nenhum comentário: