-Arte Artistica
"Ha, antes de tudo, uma coisa que convém deixar claro. O que a maioria das pessoas chama de prazer estético? O que acontece no seu intimo quando uma obra de arte, por exemplo, uma produção teatral, lhe "agrada"? A resposta não oferece duvidas: um drama agrada à pessoa quandos esta conseguiu interessar-se pelos destinos humanos que lhe são propostos. Os amores, odios, dores, alegrias das personagens comovem seu coração: participa deles, como se fossem casos reais da vida. E diz que é "boa" a obra quando esta consegue produzir a quntidade de ilusão necessaria para que as personagens imaginativas valham como pessoas vivas. Na lirica procurara amores e dores do homem que palpita sob o poeta. Na pintura so lhe atrairão os quadros onde a pessoa encotre figuras de varões e fëmeas com quem, em certo sentido, fosse interessante viver. Um quadro de paisagem lhe parecera "bonito" quando a paisagem real que ele representa mereça, por sua amenidade ou patetismo, ser visitada em uma excursão."
"Uma vez que os elementos puramente estéticos dominem e ele(observador) não possa captar bem a historia de João e Maria, o publico fica desnorteado e não sabe o que fazer diante do cenario, do livro e do quadro."
"Do mesmo modo, quem na obra de arte procura comover-se com os destinos de João e Maria ou de Tristão e Isolda e neles acomoda a sua percepção espiritual, não vera a obra de arte. A desgraça de Tristão so é tal desgraça e, consequentemente, so podera comover na medida em que seja tomada como realidade. Porém, o caso é que o objeto artistico so é artistico na medida em que não é real." Pag. 27
Nenhum comentário:
Postar um comentário