sábado, 10 de novembro de 2007

Surrealismo de Dalí: um truque, não uma arte!

Surrealismo de Dalí: um truque, não uma arte!

Fazer acreditar que viu o que se quer ver, isso não é artistico . E assim o surrealismo de Dali não me impressiona, deixando de ser apenas uma pintura com tecnicas de truque. Arte para mim é a quebra das normas linguisticas que produz uma nova desconstrução dos simbolos pré-concebidos como que numa iconoclastia construtiva de novas formas apartir de exemplo que podemos perceber no desenrrolar do minimalismo, futurismo, etc...
O delirio na pintura surrealista de Dali foi um blef promovido pelo seu nome aristocratico que manteve uma gama de conhecidos criticos, um simbolo popular para ser fortalecido popularizando assim o regime franquista que o usou para fortalecer seu dominio nas massas fascistas, o mesmo fez Franco em transformar a tourada em simbolo nacional durante seu regime.
Ja os criticos e pseudos nomes intelectuais e artistas seguiam sustentando como arte as colagens caricaturais de Dali, lambendo seu saco e os individuos da propria corrente de artistas do movimento surrealista impusionada por André Breton estes que assumiram as redeas desta carruagem que prometia revolucionar e revolucionou sim, mas não tanto quanto se repetia no meio de tanto frisson durando pouco tempo e assim regrediu por se limitar ao reversismo tipico ao qual o surrealismo vendia como arte e eternizando nomes de verdadeiros artistas como no caso Magritte e seu poder da leveza pertubante de suas linhas e traços, ja breton e sua "escrita automatica" não era uma proposta nova e nem começou com o futurismo, mas sim na linhagem de comunicação de povos autoctones e aborigenes. A necessidade da quebra normativa da linguagem oral, escrita, visual, auditiva, enfim de todas as funcões sensorais foram tranformadas em modismo porque a propria sociedade civilizada do momento como a européia estava estagnada a séculos, precisou o levante de governos facinoras explodirem para eles se tocarem que o tipo de evolução ao qual acreditava era na verdade uma balela, ludibriado como caipiras as novidades de brinquedinhos da revolução industrial. Nosso campo de pensamento, cultartistico estava estagnada a visão consumista kitsch de um velho continente pasmados com os musicais norteamerikkkanos indo a disney como fosse um bando de pateticos novos-ricos.
Mas ai a ficha caiu com milhares de corpos na continuidade das grandes guerras.
E assim que vejo as pinturas de Dali, uma formulação de seu objeto ja pre moldados sobre uma imagem base de primeiros pontos de foco, imagens perifericas jogados ao proposito subliminar de simbolos ja conhecidos e existentes, embaralhamento entre elas causando a confusão de formas linguisticas e alterando-as com simples distorções de como vemos as coisas e o mundo sendo jogado a esmo todo conjunto de figuras perante nosso campo de visão diferenciando assim com estranheza uma breve tradução de nossa linguagem padrão, e na situação em que estavamos de conflito mundial, isso não era nada dificil de imaginar e reproduzir, meras tecnicas que qualquer saltimbancos poderia "criar" . Ficou sempre uma impressão de qual eu observava nas pinturas de Dali que estava de frente com a arte da fraude, pegadinhauques e é por isso que a tal aclamada "pintura surrealista" dele não me dizia em nada a não ser esta idéia de engano.
Ele so destoa a ordem organizacional da linguagem comunicativa ao qual nosso campo de visão foi educado, condicionado e disciplinado a ver, não produzindo nada de novo, nada de artistico.
Exemplo: O logotipo da rede multinacional carrefour.
Estamos educados a perceber as formas pelo delimitação das cores fortes/escuras e seus constrastes e assim concebemos uma idéia de imagem e sua forma, mas como no exemplo de tal logotipo seu entorno em claro pode passar a muitos olhos de forma despercebida como nada significativo então nesse proposito o desenhista provoca a ilusão de otica nesta sequência:


Cores fortes/escuras = 2° Plano
Cores fortes/Claras ou transparência = 1°Plano


E não na lógica de sequência progressiva de sequenciação de objetos focados.
Então por isso para muitos de nos não percebemos que esta imagem na verdade é um C e não um desenho como muitos pensam.
Este esquema pode ser percebido com uma simples reversão de cores como no negativo de filme fotografico.
Bastante simplorio o esquema de Dali, ja que não cumpre com a tarefa de ser uma arte surreal, sendo apenas um truque. Não quebra em nada com os simbolos da linguagem humana.

Nenhum comentário: