sábado, 17 de julho de 2010

Ogro Lunar em Icoaraci 2008 / 2009

Sobre o Ogro Icoaraci:

Morei em Icoaraci e outeiro e entendo bem a situação dramática de nossa juventude aí e de atores públicos escrotos e oportunistas que vampirizam com trabalhos de fachadas apenas no interesse de cabides de empregos frente a isso vale de tudo em atitudes desprovido@s moral e descabida, enquanto isso a juventude carente em total desrespeito que este abandono e descaso para com eles. vai se arrastando ao próprio aniquilamento. principalmente as centenas de jovens provind@s de ribeirinhos das ilhas ao redor que migram iludidos com o fetiche do campitalismo teletransmitida 24 hs pelos donos do poder. Participei durante um tempo nas discussões do acampamento internacional da juventude e, sei do que estou falando, conhecí uma pessoa que parecia interessante e representava a juventude indígena mas não lembro de que nação, o nome dele é Elvis. Estava na Cordenação oficial do forum.
Logo em meio as eleições as atividade para o forma incrivelmente paralizara-se.

Então decidí em me embrenhar em trabalhos de base em Icoaraci donde conhecí alguns atores que tem trabalhos comunitários como Eloi Rodrigues, Neguinho do RCI(RAP Consciente Icoaraci) que sempre correu muito atrás de espaço para fazer Half's e shows onde ele conquistou com outros jovens uma abertura do COART para realizar alguns eventos) Tomás Cruz Grupo de Carimbó dos Africanos, MOVA CI, COART, (estes dois últimos que me entristeceram muito por não haver um trabalho REAL para com os moleques da comunidade e sim mais uma associação para gringo ver e comprar, bati muito na porta deles enchendo o saco para saber quando iam dar oficina de ceramica ou grafismo em cuia já que não tinha grana para ficar me deslocando para o curro velho, único lugar onde saiba que funcionava estas atividades.) Tive até uma pequena experiência programação numa rádio pirata chamada Ver-o-mar(Pois quem não ver-o-peso, aqui Ver-o-Mar em ondas que com músicas vai te levar) e um outro programa numma rádio que não sei se tá na ativa e não vou dizer o nome por segurança...mas nosso programa chamava "Ação Jovem".
Decidí engendrar-se no Projeto Flor da Palvra em caracolteua que seria um encontro paralelo ao Oficial FSM e daí nasce as mobilizações para efetivação de um trabalho "duracouro" a construção de uma base com fim comunitário chamado Caracolteua, de inspiração zapatista a ser desenvolvido na ilha de caratateua, daí conhecemos algumas pessoas muito legais que já faziam algo de acordo com suas possibilidades e não menos interessantes entre eles alguns artesãos que fazem trabalho na comunidade de resgate da cultura de raíz dentre eles o Ronafá, muito conhecido por lá.

Carimbó e Oficina do Ronafá
-Fotos de oficina

Carimbó - Patrimônio Cultural Brasileiro: Grupo Tucuxi que faz trabalhos com jovens também e isso só no bairro da brasília.

Sobre Trabalho do Caratateua:
-Vídeo
-Fotos
-Manifesto do Coletivo Caracol Caratateua

Nenhum comentário: