sábado, 31 de julho de 2010

Definindo o Botolismo


A Lorota sobre a lenda "Boto Cor de Rosa" Maqueia a violência contra crianças e adolescente em Belém.
***************

Definindo
o Botolismo: (Vulgar) Botolismo é a prática de violência sexual muitas
vezes domestica causando gravidez indesejada comum na região amazônica
principalmente durante a passagem da infância para juventude.
No imaginário indígena, a fase da puberdade é tido como a passagem de garotos em homens guerreiros e da garota em mulher na fértil e procriadora responsável pela maternidade da aldeia. Mas nos centros urbanos este conceito rola de uma maneira nada tradicional nesta fase da puberdade, as garotas viram alvos da violência da estupidez fazendo que a vítima dentro do seu próprio lar sendo constatemente contrangida a aceitar a violência sob silêncio onde sempre a mulher é que se ferra, já que em alguns dos casos a vítima vira culpada aos olhos da mãe por "incitar" o macho por ser bonita e sugerir erotismo e assim ter provocado a violência deles e assim justificando-a.

Muitas vezes o paradeiro do genitor desconhecido e/ou velada ou deixado em segredo, cara isso é muito comum na...região amazonica do qual fazem uso do mito do ser fantástico do folclore
popular Boto "Cor de Rosa" o conquistador que encantou e engravidou as
meninas, sendo ele o pai de suas crianças do qual está em maternidade.
Este termo é de origem indígena mais ficou usual principalmente durante a
escravidão desta região para justificar o estupro de senhores que engravidavam
filhas de escravos-caboclos e não queriam reconhece-los como filhos.


A violência por aí não termina além disso ajuda na extinção da caça ao Boto por "Ajuste-de-contas" dos cornos, para colecionador e para alimentar o mito através de extração de óleo que afirma ser afrodisíaco como o "Óleo de Bota" e como simpatia para segurar macho.
Coitado dos botos por serem alvo da ignorância humana coletiva preconceituosa e regionalista.
Espero que possa receber críticar sugestões e contribuições com fim de enriquecer esta definição para ser incluida no léxico.


Veja Matérias Relacionadas:

Isca sagrada (Leia direto no Sítio )

Sobre isso no Sócio-Ambiental.

Usados como isca, botos são alvo de matadores de aluguel na Amazônia

sábado, 17 de julho de 2010

CARACOLTEUA: Passos que seguiram de Junho/Julho/Agosto ao " Desfile de Máscaras Caídas"


O Caracol Caratateua nasceu em paralelo as atividades do Fórum Social Mundial de Belém do Pará - 2009 na Ilha da Caratateua.
Ao redor da região periférica de Icoaraci a 26 Km do centro postal de Belém.
As atividades durante as discussão da Flor da Palavra 2009 Belém-PA, levava ao rumo de uma proposta concreta ser colocada em prática conforme todas as partes alí presentes e comprometidas a realização de uma construção permanente e rebelde para transformação firmadas em uma plenária geral com o fim do FSM-2009.
Um dos compromissos firmados era adquirir um terreno onde seria construído um espaço de viés de trabalho comunitário nos moldes da experiência política zapatista autonoma e autogerida e como motor da vivência e prática da novo discusso oriundo até mesmo do terceiro setor: "auto-sustentabilidade" entre outras quais "Economia Solidária" com aplicações de métodos ecologicamente viáveis das experiências de PERMACULTURA e trocas de conhecimentos durante a construção com pessoas das comunidades que alí se "Envolviam" e não como afirmara alguns maliciosos "comprometiam". Afirmaram que estariam juntos. Sempre.
O Outro Compromisso seria o retorno dos integrantes da Flor da Palavra e/ou a passagem deles para vir dar uma guinada nas férias de Julho deste ano para efetivar de vez a construção e juntas condições para disponibilização do Caracol Caratateua para atividades comunitárias.
Só que em Julho aconteceu o contrário e daí o surgimento de uma carta-manifesto "Desfile das Máscaras Caídas" como forma de repudiar a falta de compromisso e com a palavra em meio a sinais de tentar desvincurlar e abandonar o projeto e no lugar de assumir a problemática da falta de compromisso e de enganar personagens importãntes até então dedicados totalmente a isso, entra-se num verdadeiro caldeirão de invenções de tramas e calúnias, agressões tudo tampando com cortina de fumaça atrvés da responsabilização de tudo isso em apenas um indivíduo que praticamente foi resposável pela idéia do projeto, um "Bode expiatório" para afundar o Caracol e salvar o meio que serve apenas como propagandeador de resistências, e não a resistência em sí com eles pretenderam com o caracol e falharam feio com seu alheiamento com o mundo real de pessoas reais com necessidades e fatos reais.

A "Rede Flor da Palavra" desvituou então só para justificar sua saída-a direita do foco do "problema real" do abandono da Flor da Palavra a contrução e dos trabalhos da base do Caracol Caratateua neste meio tempo do prazo para terminar a primeira fase da construção.
É bom deixar claro que a rede a qual é referido aqui no texto não passa de uma panela de" Mídias Livres Diabolinux" pretenciosos que mau sabem qual é o valor e importancia que tem para o povo ter firmeza no chão da realidade que vive e sobrevive graças a essa intimidade de pés firmes para seguir caminhar perguntando todos os dias para não dizer todos os momentos em luta.

O Irônico é que mesmo as pessoas de comunidade terem percebidos durante a realização da Flor da Palavra durante o fórum o "Amadorismo" desses jovens com "Slogans" elegantes de bravatas lançadas em meio as reuniões,corajosamente entre um turbilhão de promessas e compromissos com a comunidade local de um grupo de jovens urbanos, estudantes de na maioria ser de origem de classe média desnutrida e aquém de anêmica e raquitica e mimamada que já mostravam sinais de pertubação com a entempéries do clima e do meio natural amazônico.
Além com temporadas constantes de chuva, Carapañas muito agressivos e entre outros insetos da floresta, alimentação peculiar próprio do meio para se adaptar e claro, meios de "Adquirir" estas alimentação e iguarias, as dificuldades de comunicação, transporte acesso a saúde e saneamento básico entre outro costumes e comportamentos locais a questão religiosa, gastronomica, moral, sexual etc
Adaptações bem difíceis de conquistar principalmente quando se esta longe destas mesmas mordomias, de conhecimentos de sobrevivência natural sem os artefactos da vida moderna urbanóide e seus montes de vícios como a paranóia e a neurose por exemplo, ótimos condicionates para se prender e não se perder no meio da floresta de selva de pedra com suas notáveis complicações. Adaptações que poderiam ser mais difíceis não fosse a falta de material para trabalhar na construção. Mas que também poderiam ser mais difíceis se não fosse uma compreensão mútua entre oas pessoas do "Grupo-de- fora" .O "Grupo- de - fora" seriam as pessoas que alí permaneceriam para tocar o trabalho e interagiriam com as pessoas para a construção do caracol, por isso se tornaria eles os responsáveis da formação "Coletivo Caracol Caratateua", uma instância dentro da Flor da Palavra, a ponte principal entre os elementos base e fundamentais para a viabilização do projeto ser tocado com as pessoas da comunidade que acabaram nos ajudando dando toques e revelando alguns segredos locais para uma melhor interação e vice-versa. Existe uma natureza comportamental amazônico muito diferente mas que é importante descifrar seus códigos a fim de evitar mal entendidos, constrngimentos e até mesmo notáveis e costumeiras tragédias cotidianas.

As pessoas que pertencentes as comunidades tiveram um lampejo de esperança através da seriedade da proposta ser tomado forma com a "Permanencia constante de pessoas comprometidas a construção do caracol" no local que buscaria melhores proposta de "Ofertas" no valor do terreno, trabalharia na busca de solidariedade para se manter as condições necessárias básicas para a permanencia na construção do "grupo-de-fora", o CCC, e para reunir equipamentos no caso do inicio da construção através de limpeza de terreno, mutirão e primeiras firmações de estrutura no terreno, bem como manter a segurança e a conservação desses equipamentos, integridade física dos estivessem sob passagem do Coletivo Caracol Caratateua em teporária hospedagem numa casa Base alugada. Estes também seriam responsáveis pelas orientações gerais dos que passasdem por lá para conhecer o projeto e contribuir de inúmeras formas fosse como fosse e elaborar uma política própria de administração de recusos para construçãos e de subsitência. Isso de acordo coma s condições locais de sobrevivência e de necessidade material para efetivar as atividades na construção do Caracol.
Pontes e ligações com Associações, agentes locais, Escola bosque e preservação com a conscientização local da ilha com a questão urbanização e preservação do meio através de uma atuação política popular e estudando a situação legal e jurídica da ocupação, distribuição demográfica da ocupantes e moradores daquela parte da Ilha buscando entender os meios possíveis de sobrevivência com acesso a melhorias de saneamento básicos, saúde e educação que é de alarmante urgencia combatendo assim a política de marginalização e precarização da população por meios da classe política dominante de famílias políticas bem conhecidas com aplicações ilegais de suas leis próprias de acossamento através capangas ideológicos e caciques locais a sua população responsabilizando-os pela destruição e crescimento das mazelas na ilha. É importante lembrar que a polícia destacada não é oriunda de pessoas da comunidade e sim destacada do centro sendo estes respeitosos moradores tratados de comunidade de "Malucos"(Hippies) usuários de drogas, em meio a agressão da segurança pública naquela localidade.




Pedimos Respostas com estes escritos no cumprimento de 1 ano de Julho do ano passado ao Segundo Ajuri e retorno das pessoas para finalizar o trabalho do Caracol Caratateua o compromisso de retorno das férias de julho para efetivação da segunda parte do processo que seria a viabilização da "A Contrução" e Ativação do uso do espaço do caracol e busca de condições básicas de realizar um trabalho dirigido a comunidade local no bairro da Brasilia em outeiro.
*******
Será muito importante serem enviadas cartas e também receber informativos e fanzines.
O endereço para correspôndencia do Caracol Caratateua é :
Rua Ma rechal Deodoro da Fonseca Nº 610 Outeiro-Ilha de Caratateua- Belém-PA
CEP: 66 840-970

Carta Balanço de Aniversário do Caracol Caratateua 29 de Janeiro 2010

29 de janeiro de 2010
******************************************

“As coisas ficam muito boas quando agente esquece, mas acontece que não esqueci a sua covardia” Arnaldo Antunes


Demoramos muito para escrever, pois nossa chegada por estes lados Na(PR)& Za(SP)não tem sido fácil.

Para dizer a verdade em nada chegamos desde que nosso chão desapareceu sob nossos pés. Imaginem um moluscolo como um caracol ou caramujo sem ter onde firma?

Ir para onde, onde está o sentido das coisas quando é destruída a verdade das coisas pelo qual se luta?

Não sei, só vejo o chumaço de nossas raízes plantadas e cortadas em sua base a um solo distante de nós e de todos daqui da Flor da Palavra.

Este solo onde está este chumaço cortado é nos corações donde reside uma certeza: Verdade, Amor, Esperança, Construção, Luta, Consciência e Solidariedade por um novo amanhecer. Não fazemos mais parte deste processo, pois segue os corações que seguem sem verdade, mas para aqueles que tocamos, sabemos não esquecidos e sem o carinho e amor de uma saudade que nos é privado afagar.

Acham duro o que dissemos: pois segue os corações que seguem sem verdade?


Qual é a verdade existente que todos fizemos até onde paramos? E depois?

O que além das falácias espiritualistas e imbecilóides de doutrinação burguesa reprimida que quer sua platéia para dar ouvido a suas asneiras autistas?

Depois de todo este tempo o que foi realizado em relação à construção?

Sabemos que já estamos chegando perto das madeiras da construção mostrar sinais de sua durabilidade, com este período de sol. Mais uma chuva e mais um sol, saberemos de fato se só é possível o tal vaiado nas rodas espetacularistas das seitas ecoxiítas das construções populares de alvenaria ou madeira tratada ao qual o custo não é muito diferenciado, já que uma construção em madeira de 10X20 sai numa média mínima sem mão de obra especializada por R$4.500.

Coisa que não temos apesar de que podemos rodar o mundo para difundir e se nutrir dos avanços tecnológicos dos provedores livres, verem palestras do dono do Linux em outros países ou fazer estudo de campo com o dinheiro do povo através das bolsas. Chegamos aqui praticamente sem nada e tivemos que ficar numa chácara e mal tínhamos dinheiro p/ sair de lá, só saímos quando é (era) o interesse de 3ºs.

Diante disso tivemos que sair atrás diante de nossa sombra que ficava uma situação constrangedora não para nós, mas para a consciência daqueles que se moveram pela covardia e fraqueza dos outros contra nós. Fico até com vergonha de essas pessoas terem coragem de olhar para as rochas, mato ou céu. De fato uma delas não consegue olhar nos olhos de ninguém tenta, mas se percebemos olha através da gente não para agente, é como se falasse a nossos guarda-costas e se não dissemos, “Hey! Está falando com quem? Está olhando para mim? Está se dirigindo para mim?” as coisas ficam muito psicodélicas. A questão é que o mal existe e não vem de nós, não brincamos com o mal nem com o sentimento das pessoas, pois nós somos destes do povo, somos povo não por estarem na modernidade o pobre estarem fora de moda e a vitimização em voga nas rodinhas de tagarelas acaendêmicos, somos povo e delas e por isso nos se refere tanto a consciência a um lado da balança que pesa mais do que no de alguns de vocês que fazem a festa, capta e faz mídia e divulga nas rodinhas “alternativas” e depois dá as costas a esse povo e deixa o resto com alguns burgueses e seus serviçais urubus, comerem o resto da carcaça, alguns oportunistas locais bem conhecidos entre organizações de toda a cidade. Uma militante do antigo, uma free-lance jornalista, uma das que rasgou sua carteirinha do PT e militou com o CAZ! Chamava isso de “preencher o currículo”, 3 anos depois entre escárnio e menosprezo estes vermes estão falando com chacota dessas organizações como se estivessem plenamente escolados, tsc.tsc.tsc isso é deplorável, pelo menos temos certeza de nosso ódio e visão de combate, que é a burguesia. A burguesia nacional é pior que a elite classe dominante, pois a elite tem só sua cara e sabemos quem é, mas a burguesia tem centenas de máscaras. Algumas infiltradas lidam inconscientemente com prestação de serviço a repressão, serviços de inteligência delas, algumas com magias negras, promoverem ideologia de seitas religiosas, outras usam entidades e movimentos sociais apenas para aplicarem como laboratório “experiências” com fins pessoas de cunho acaendêmico ou simplesmente para aplicar a faixada de promoção de programas em vias de experimentação para o mercado de tecnologias de baixo custo Made in U$A Rebels for life in the World. Não estou afirmando que tudo isso foi o Caracol Caratateua mas que propaganda de iniciativas do governo rolou e rola na lista isso é inegável como “Telecentro Amazônia”.

Vou confessar que eu e a dissidente principal e opositora da “Ordem Ogro”. Chegamos a discutir tal possibilidade já que prevíamos levar farelo dos integrantes da palavra que era do CMI, inclusive tem uns esboços dela em nosso poder para queimar o porta voz-principal aqui da lista, e que chegou a dar início a infame jogatina da conspiração depois da chegada de um casal dandys da burguesia de sorocaba e ajudar a causar de vez a dissidência, já que sinais tinham sido deixados nisso em meio as reuniões nas discussões onde tinha a Júh fazendo a ata e muitos já tinham ido para seus lugare na vez anterior da visita deles em suas excursões de turismo revolucionário, nossa dissidente depois de conversações constantes com eles chegou a conclusão que tinha que romper com a lista e sua iniciativa foi fazer as ligações que desarmou o camarada Robson que estava tentando articular as atividades no centro sobre mídia livre na ocasião da vinda da Foz e do Dreabs, ela dizendo que “A gente” não estava interessado em computadores e nas iniciativas burguesas de quando Foz e Dreabs supostamente estariam a caminho do caracol. Meu(Ogro) posicionamento e que tinha prioridades, mas isso não era descarte era apenas discordância metodológica, qual não tivemos tempo de aprofundar já que estavam tudo um furdunço só.(Incrível sua súbita aprendizagem e assimilações de jargões de discursos de militantes sociais que apenas eu e o Fidel sempre tivemos, os famigerados ativistas!Hergueh!)

Robson nunca escondeu e não era preciso(Pelo menos para mim) que seu interesse conosco era de através de nossa fonte articular o CMI-Belém, o que depois virou a prepotente proposta de AMAZÔNICO por carinhas conhecidos do submidialogia, é aquela galera do TACACACOMPOUCAGOMA é tudo farelo do mesmo saco.O Bom de Belém é que os passos dos Playboys de lá são facilmente rastreáveis, em sua maioria nem precisa rastrear, eles vem até a nós com sua pobreza de iniciativa e de personalidade, como aconteceu aqui na lista de alguns bufões.

Caras, CMI AMAZÔNICO? Sabem o tamanho só do Pará e do Amazonas? Imagina um suporte Belém-Rio Branco? Além disso, o norte do tocatins (araguaia) e Parte do Maranhão? E parte de Rondônia? Pô!a galera tem que parar de tomar chá de papoula ou Açaí estragado!

Não é a toa que os trotskistas e estalinistas estão tomando a UFPA, existe um latifúndio de pensamento e atitude berrante por lá! Quando não é isso é a extrema direita da pistolagem via-Barbalhos, barbarizando a população e seus heróis locais que geralmente são tombados a tercedadas ou bala pesada mesmo.

Isto que está dito é menos da metade da onda que se teve, isso dá na verdade quando se alcança algo real. Zói de lula cresce e urubu aparece para entornar o caldo.

Então vós pergunto, de tudo que se passou daquela onda toda enchendo meu saco, o que foi realizado de concreto em relação a construção que ia dar-nos suporte real para desenvolver algo efetivo para as pessoas das redondezas da comunidade?


Pegar trampo dos outros e chamar para si é fácil.(Sobre se utilizarem da boa vontade dos trabalhos de Nelma and Tucuxi)

Pegar trampo do governo e chamar para si é fácil.

(Sobre trampo do terceiro setor que rola em OuteiroEMBRAPA-QUINTAL-NET-RÁDIO-SEBO_BIBLIOTECA-ESCOLA BOSQUE)

Pegar trampo dos outros e chamar para si é fácil (Edn - Horta na Escola)

Pegar trampo dos outros e chamar para si é fácil (Ron AME- Oficina de artesanato e hospedagem de caracólicos e malucos de todos os lugares).

Então, como é que o caracol com os próprios pés?

Em quê veredas rastejam???

Minha palavra ditada com alguns moradores é que depois de dois anos passaria por aí, tempo previsto de recuperação, preparo e acertos. Será que vamos ter a base construída?

Será que me vão botar para correr?E agora vão adotar o critério restritivo?

Criticavam alguns critérios para circular na casa antes, exigindo da nossa ingenuidade que mantivéssemos abertos a tudo e a todos.

Tem idéia do risco em relação à segurança das pessoas, principalmente das mulheres de quem é visto como forasteiros num estado regionalista e sexista?

(Regionalistas e nacionalistas em qualquer lugar desse país puxam saco dos estrangeiros europeus e estadunidenses quem vem fazer biopirataria criar resorts e veder seu peixe modernet em áreas ribeirinhas(Caso do NAVEGARAMAZONIA) ou caiçaras no caso do nordeste como do ceará. (MÁFIA ITALIANA,ISRAELENSE E NORTEAMERICANA)

Bem só peço que revisem as ações, parâmetros e métodos com esse show de erros e acertos, conquistas e derrotas, o sacrifício pode servir para evitar a repetição de certas atitudes imorais e estúpidas. Voltarei aí com meus, braços, sonhos e delírios de ogro que muitos já conhecem. ERspero que para efetivar a construção geral.


Sentimos saudade. Gostaríamos de continuar a receber notícias mais concretas sobre a situação do terreno, como anda isso em relação prefeitura, etc.

Um grande e carinhoso abraço p/ AME, Tucuxi, a mãe da dona Mir,Mir e Davi, Hil, rnald, Dona Val, Ross, Zigo,Zago, seus irmãos e principalmente da filha da Ross como está a situação legal dela etc.

Ruben, Ed, Pau, CE, Fidel,

E claro, da senhora que está criando nossos e agora filhos da floresta Káli e Titã, @s gat@s andrógenos, que agüentaram tanto da nossa aflição assim como o Juan, o cão que miava e de Raul que nem teve chance de saltitar. Malditos vermes.


Falando em Verme... E o Alberto? Alguém viu? Devolveu os Cinco livros que restava que ele roubou que era de nosso acervo pessoal (ogro-Nat)além do livro do Hill?


Apareceu na quebrada este estelionatário?

O Arame Farpado, o que aconteceu com o meio kilômetro de arame farpado que compramos?

O Arame virou cerca? está aí ou foi extraviado também?


Então como anda a questão da compra dos votos? Uma festa só?É um carnaval e tanto esse, tenham estomago, vocês verão cenas fortes nas eleições.

As migalhas prometidas em troca do favoritismo no projeto da reativação do Porto Sotave? O que foi construído na entrada de Outeiro por Icoarací afinal, lá de perto de onde íamos pegar o refugo para construção? Parecia um tipo de pedágio ou o quê é então?

Bom esparmos rastejantes com saudades nos saudamos ao caracólic@s de agora em caratateua, fiquem com a certeza de que mesmo se quisessem vocês não estão sós.

Nos fortalecemos aqui para podermos voltar para dar uma mão aí e reencontrar os filhos da cabanagem.

Feliz Aniversário e Longa vida ao CARACOLTEUA!

Abraços!

Na&Za.

Leia MPEG: Um estudo na Ilha de Caratateua

Ogro Lunar em Icoaraci 2008 / 2009

Sobre o Ogro Icoaraci:

Morei em Icoaraci e outeiro e entendo bem a situação dramática de nossa juventude aí e de atores públicos escrotos e oportunistas que vampirizam com trabalhos de fachadas apenas no interesse de cabides de empregos frente a isso vale de tudo em atitudes desprovido@s moral e descabida, enquanto isso a juventude carente em total desrespeito que este abandono e descaso para com eles. vai se arrastando ao próprio aniquilamento. principalmente as centenas de jovens provind@s de ribeirinhos das ilhas ao redor que migram iludidos com o fetiche do campitalismo teletransmitida 24 hs pelos donos do poder. Participei durante um tempo nas discussões do acampamento internacional da juventude e, sei do que estou falando, conhecí uma pessoa que parecia interessante e representava a juventude indígena mas não lembro de que nação, o nome dele é Elvis. Estava na Cordenação oficial do forum.
Logo em meio as eleições as atividade para o forma incrivelmente paralizara-se.

Então decidí em me embrenhar em trabalhos de base em Icoaraci donde conhecí alguns atores que tem trabalhos comunitários como Eloi Rodrigues, Neguinho do RCI(RAP Consciente Icoaraci) que sempre correu muito atrás de espaço para fazer Half's e shows onde ele conquistou com outros jovens uma abertura do COART para realizar alguns eventos) Tomás Cruz Grupo de Carimbó dos Africanos, MOVA CI, COART, (estes dois últimos que me entristeceram muito por não haver um trabalho REAL para com os moleques da comunidade e sim mais uma associação para gringo ver e comprar, bati muito na porta deles enchendo o saco para saber quando iam dar oficina de ceramica ou grafismo em cuia já que não tinha grana para ficar me deslocando para o curro velho, único lugar onde saiba que funcionava estas atividades.) Tive até uma pequena experiência programação numa rádio pirata chamada Ver-o-mar(Pois quem não ver-o-peso, aqui Ver-o-Mar em ondas que com músicas vai te levar) e um outro programa numma rádio que não sei se tá na ativa e não vou dizer o nome por segurança...mas nosso programa chamava "Ação Jovem".
Decidí engendrar-se no Projeto Flor da Palvra em caracolteua que seria um encontro paralelo ao Oficial FSM e daí nasce as mobilizações para efetivação de um trabalho "duracouro" a construção de uma base com fim comunitário chamado Caracolteua, de inspiração zapatista a ser desenvolvido na ilha de caratateua, daí conhecemos algumas pessoas muito legais que já faziam algo de acordo com suas possibilidades e não menos interessantes entre eles alguns artesãos que fazem trabalho na comunidade de resgate da cultura de raíz dentre eles o Ronafá, muito conhecido por lá.

Carimbó e Oficina do Ronafá
-Fotos de oficina

Carimbó - Patrimônio Cultural Brasileiro: Grupo Tucuxi que faz trabalhos com jovens também e isso só no bairro da brasília.

Sobre Trabalho do Caratateua:
-Vídeo
-Fotos
-Manifesto do Coletivo Caracol Caratateua

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Caracol Caratateua Aniversário de 1 Ano: Manif. "Guerra a Burguesia Pseudo-Intelectual Higienista Parasitária da " Gauche caviar"

Parabéns ao caracol Zapatista de Outeiro

Caracol Caratateua Aniversário de 1 Ano:
Manif. "Guerra a Burguesia Pseudo-Intelectual Higienista Parasitária da " Gauche caviar"

1 ano depois de sub-escrito o manifesto da "Temporada no desfile de máscaras caídas" na vivência transformadora na Ilha de Outeiro, Belém do Pará e sua posterior contemplação na empreitada a "Guerra a Burguesia Pseudo-Intelectual Higienista Parasitária da " Gauche caviar"

Prisioneiros da Alienação: O analfabeto Político
- Bertold Brecht

O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
Nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe o custo da vida,
O preço do feijão, do peixe, da farinha,
Do aluguel, do sapato e do remédio
Dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
É tão burro que se orgulha
E estufa o peito dizendo
Que odeia a política.

Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
Nasce a prostituta, o menor abandonado,
E o pior de todos os bandidos,
Que é o político vigarista,
Pilantra, corrupto e lacaio
Das empresas nacionais e multinacionais.


Partir para a Revolução é o rompimento consciente com a história mantendo o "pé" com suas raízes originárias como ponto de referência para uma transformação coerente de si mesmo com o mundo".Em outras palavras para com o seu presente. Ogro Lunar - Julho de 2010




O caracol Zapatista de Outeiro foi uma iniciativa coletiva, da rede de apoio e solidariedade ao zapatismo flor da palavra, com intuito de ser uma alternativa a política viciada dos F$M, em 2009 realizado na cidade de Belém/PA.

A idéia era a concretização de um espaço para articulação das lutas locais e recepção de voluntários vindos de outras partes trazendo suas vivências colaborando e aprendendo com a Amazônia da periferia onde se guardam os últimos tesouros de resistência cultural popular.

Durante algum tempo enquanto interessou a já manjada burguesia intelectual ativista da , enquanto rendia fotos,Ibope e pano pra manga-da-camisa bem engomada dos anarkistas de academia da Gauche caviar, sem claro dar nenhum tipo de “dor de cabeça” e nem desmanchar o penteado, se apropriaram, fizeram rebuliço e também abusaram da boa fé de quem se propôs a dar algum sangue e vida aquela iniciativa.

Com o avanço do Caracol era necessário que nos organizássemos mais, que os compromissos assumidos nas épocas festivas de F$M fossem cumpridos, pra que não fôssemos mais uma fachada ou flash, que toda população que sabe o que é ser pobre e que já esta cansada de ver manés que minar suas esperanças.
É claro que sem saber o que é se ferrar sempre espera pelo pior que normalmente vem mesmo. ( as pessoas atraem a desgraça com pensamento negativo?) o que aconteceu foi a total falta de compromisso, o descaso absoluto e como se não bastasse além das crises de amnésia dos bonitinhos, um processo de criminalização, hostigamento, desgaste e calúnias para com pessoas que simplesmente cobraram que o que foi prometido se comprisse ( e o que foi prometido? Ninguém prometeu?)


Fizeram muito para justificar a sua falta de ação, voltando total atenção a calúnias e injurias, fomos banidos do trabalho e até mesmo de acesso a qualquer informação sobre aquilo que foi um trabalho coletivo, de repente servindo apenas obscuros interesses individuais sem noção!

De todo aquele trampo agora só restam boatos, algumas declarações confusas(Quase Declaradas, já que se passou por um censor-mor).

Houve Boatos de que o terreno comprado com as doações estaria correndo o risco de ser perdido (Até para @s crentes) outros de que estaria sendo usado apenas como residência particular nunca mais sendo visto outros voluntários por La, ou atividades...

Os responsáveis nunca mais se preocuparam em dar noticias, morreu sufocada pelos carapanãs Moniketes? Ou esta muito difícil de sair do auto-grau de transcendência que alcançou através das suas meditações profundas?AAaoooooonnn......

Cara todo o trampo que foi realizado em coletivo não pode ser apropriado por uma pessoa, que desvirtua tudo faz calúnias, manipula as pessoas. É muito fácil pegar um trampo já praticamente feito, colocar uns livros no local e chamar de biblioteca comunitária.

Não se esqueça monicada que isso não é nada novidade pois Hilton, já mantem um trampo desses muito tempo antes de chegarmos La , com a sede e biblioteca da COB.

Então o que de fato nos perguntamos é se o Caracol transcendeu tanto que esta acontecendo em outra dimensão onde os nossos espíritos e de outrxs voluntarix só podem conceber... A comunicação se for por telepatia, somente com os libertários "mais libertários"....

Um compa me disse que se de fato as coisas estiverem rolando, não precisamos procurar muito, pois quem age incomoda SEMPRE.

Então se de fato o Caracol Zapatista de Outeiro está em ação porque nada se vê viabilizado em longo tempo corrente?
Se o único impedimento para que a proposta fosse adiante era devido nossa presença lá, porque agora após quase um ano de nossa "saída" o caracol simplesmente não parecesse mais existir?

Recebemos sempre notícias de quem esta na luta de verdade, que sabe que com avanço que o capital tem sobre nossas vidas, não consegue se manter comunicação e solidariedade que é a base e força de toda a resistência.

É claro que essa seria uma pergunta muito difícil de responder, se não conhecêssemos com quem estamos lidando, se não soubéssemos o que significa BURGUESIA infiltrada no meio libertário.
Pra que?

Pra tirar proveito, pra curtir, pra sugar, vampirizar... a única coisa que essa classe sem personalidade própria consegue fazer. Roubando lhes a almas com seus aparelhos:Se apropriando das lágrimas de seus sofrimentos, suas ilusões e expressões de uma forma fria e da mais sábia das covardias, vil e friamente consensuado falsamente com a intenção de faze-los acreditar está em concordância com seus sorrizinhos falsos de plásticos e bem nutrido a sucrilhos, leite com pera. O seguinte trecho de um relato de outra experiência pelos mesmos autores lá também amazônia do amazonas sintetiza isso que estamos denunciando:

Flor do Catu: território e resistência indígena 27 e 28 2009

"Pois bem , segundo a comunidade afirma eles vieram para lá e se
instalaram na residência de uma das pessoas do lugar e já estão se
achando com autoridade de estarem opinando e desarticulando as
reuniões, inclusive com agressões como chacotas, piadinhas e desvio de
focos das discussões ,assim como escárnio contra as próprias pessoas da
comunidade(Isso também é uma prática comum deles:
Adoram Brincar com a inteligência além de testar o veneno e a paciência das pessoas),
tratando-os com desdém e preconceitos, sobretudo para com a
presidente da associação, Valda e o presidente a associação de
Goianinha, welligton e os demais presentes que queriam falar e discutir,
mas que foram bombardeados com intervenções imprudentes e
infrutíferas.
Os discursos desses indivíduos foram infundados, desrespeitosos, preconceituosos e intolerantes
nos quais eram alegados o tempo inteiro que não era preciso de "identidade
nenhuma para se lutar por território" ou: "que já estava de saco cheio
com esse papo furado de identidade" e ainda que " a questão territorial
poderia ser levada adiante desvinculada da identidade"...? ;

"Essa questão da identidade é só para protelar junto ao Estado"
(Esse é o discurso oficial dos grandes fazendeiros que querem ocupar as terras indígenas em demarcação....Que sacrilégio!!!)
Não sabemos exatamente o que propõem as discussões dessa ONG Flor da
Palavra. Atitudes como essas, com certeza não
fazem parte do pensamento zapatista e nem fazem parte da prática de
pessoas inteligentes e de caráter. "
Grupo Paraupaba-MCC-UFRN

Veja este exemplo contemporaneo sobre os "mídias -ivres Diabolinux" na região amazônica:

"No entanto, a comunicação com o Descentro está sendo trágica e minando
qualquer possibilidade de esses sonhos se tornarem realidade....Em meio a mal entendidos
típicos que ocorrem por e-mail, o voluntário do descentro chegou a dizer a
um voluntário de Tefé (este questionava a falta de conhecimento sobre a
realidade de Tefé por parte do Descentro): "estagnação mental não tem
fronteiras". Pasmem! Se eu não conhecesse pessoalmente o voluntário, e não
tivesse clareza sobre o seu compromisso libertário, acreditaria que se trata
de um elitista que espera de toda a população o mesmo domínio da expressão
escrita e tecnológica que ele tem, sem imaginar que podem estar surgindo
novas formas de expressão e apropriação.

A única coisa de concreta apresentada pelo voluntário do Descentro, foi a
promessa de uma compra de passagem para o Maranhão. Poucos dias depois, esta
promessa foi cancelada. Nós que trabalhamos com extensão e ativismo nos rios
da Amazônia, sabemos que o maior erro que se pode cometer com comunidades
locais é criar expectativas e depois frustrá-las. É tocar numa velha ferida,
pois a mentira tem atingido as populações indígenas, ribeirinhas, e agora
também as urbanas ao longo dos séculos. Temos sofrido esta realidade
atualmente sobretudo com nossos políticos (com os dos outros também). É uma
pena que ideais tão lindos com os do Descentro estejam sendo associados a
este mesmo tipo de frustração.
Outra coisa que preocupa, é que em meio às "negociações" com o voluntário do
Descentro, transparece a ameaça de que a participação em eventos e mesmo o
empréstimo do transmissor não ocorrerão se não houver uma boa comunicação.
Considerando que este voluntário pouco tem feito por esta comunicação, fica
a impressão de que a condição necessária é a engulição-unilateral-de-sapos
por parte de Tefé. Sejam submissos e terão o que estão querendo"

Não podemos mais nos dar ao luxo de não ver isso, de permitir que esses parasitas continuem sempre e sempre com as mesmas práticas...sempre tentando nos confundir, vencer pelo discurso, pela aparência,pela prática sofista sempre manipulando.

Sabemos que muitos dos que hoje ganham espaço se utilizando e se apropriando das lutas populares, só fazem manter o poder (ou micro-poder das panelinhas como chamam) que seus papais e avos trazem a anos através da opressão oligarca!

O que fazem essas pseudo libertários burgueses nada é mais que o papel de estar reconcialiando as contradições, fingir que são revolucionários e impedem que qualquer idéia mais radical e critica ganhe força através da ridicularização da ações contestadoras radicais da juventude e do povo.


Fazendo uma comparação toska poderíamos comparar esses pseudo “camarada” com um vírus um HIV da vida provavelmente inventado pelos imperialistas e jogado no organismo para destruir desde dentro, ele não mata mas mina todas as nossas defesas permitindo que qualquer coisa nos derrube.

Um maldito vírus é isso que vocês boys são, não dá mesmo para ofender os vermes que de tão nobre função tem no planeta, vocês nada constroem com vida, só mantem a mesma merda de sempre impossibilitando que a rebeldia avance, que nossas formas de luta surjam.

Preferem nada fazer, fazer só cena, pois não há interesse real em mudança, fazem grandes esforços para que nada aconteça.
Tentam Calar a Boca e tirar do caminho quem não puxa-o-saco no 'Rictos' permanentes de elogios(afetados necessitam ter massagem de Ego constatemente ou senão....) ou aceita o seu papinho furado engolindo a seco.

Na hora de tirar do caminho quem incomoda eles não tem problema em ser contraditórios, não tem problema nenhum mesmo em usar os meios mais podres de defesa do estado, policia por exemplo ou até conjurar com algozes, fazerem expurgos, ignorarem comp@s. E aí pra onde foi seu idealismo camarada!?!
Saiba que vocês não enganam.

Chegaram mesmo a dizer (esse é um caso, mas há muito outros) que estaríamos em estado de paranóia profunda e que necessitávamos de “cura” e que todas aquelas ameaças de encarceramento (internamento psiquiátrico ou cadeia mesmo) era apenas para o nosso próprio BEM.
( Alguém lembra da personagem Winston de 1984, que ao começar a desconfiar e agir contra o Grande Irmão acabava encarcerado no ministério do “AMOR”).

Só que a história fala por si mesma, logo após o ocorrido conosco e com o trampo do caracol, outras falcatruas começaram aparecer como a bela cagada da Flor de Catu
E mais recente o caso da cagada no Descentro com o pessoal de Tefé .

Isso é para vocês entenderem o que passamos nas mãos desses Ditadores do Sorriso de Plástico e oportunistas. Tudo começou a ficar mais claro quando já começavam a propagar um discurso ANTI-POLÍTICO seguidores de carteirinha e de praxe do clubinho d@s Diabolinux à adoração cega ao clima de conspiração do terror obscurantista e mundo-Cão-burguesa que tem a Violência como afrodisíaco . Coisas do tipo são adorados por estes alguns: A Glamourização da prostituição, Bandido-da-luz vermelha, Quentin Tarantino, Johnny Cash, Bonnie Clyde(o tesão declarado da Monicada) e Yomangá chocolates caros e queijos(São Vegans geralmentes estes boys) em super-centers Wal Mart's como uma prática revolucionária,!!!

Enfim São Prisioneiros da alienação
como diria Brecht, dignos de nossa pena e compreensão...O CARALHO!!!

Propagandistas da alienação da consciência popular para prevalecer sua perpetuação de poder elitizante, concentrador, opressor e hipócrita!
A estratégia não muda, a tática deles é sempre o discurso da paz coercitiva.

A questão é que estes bonitinhos acreditam que podem causar SEMPRE em todo país e em outros, não tem nenhum impedimento em poder ir para 4 cantos do planeta (no caracol recebemos doações de sabonetinhos de Hotéis de países vizinhos! É o MERCOSUL do Turismo Revolucionário, Camarades!), sempre indo dar com uma mão ( fazendo os olhos do pessoal brilhar com toda sua parafernafila high-tech câmeras de filmagem e foto, laptops, e MUITO, MAS MUITO papo-furado) e tirar com várias mãos e tirar também todo o corpo fora, dizendo que não se comprometeram que não falaram que não fizeram(Claro que é quando conveniente a eles assim afirmar), que nem lembram mesmo do que estavam fazendo naquela data, ou apenas se mantém em silêncio, aparecendo somente quando convém, afinal eles tem todo direito do mundo de viver COERCITIVAMENTE EM “PAZ” de esfriar a cabeça e não ouvir reclamação. No dicionário deles não existe: efeito-colateral, Consequências, efeito retroativos.

A PAZ burguesa dinástica, que segundo eles só tem porque são competentes e mereceram, já que conseguiram com seus cargos, empregos do governo, do bolso dos pais ou outras mamatas(Mantradas) com MUITO “ESFORÇO” .

Essa PAZ de vocês é violência velada, já chega disso, que não vejo outro nome a não ser mesmo ser PUTARIA ( com todo respeito aos man@s trabalhadores do sexo).
Se essas nossas palavras só servem para destruir, pois bem, a anarquia é também destruição, coragem de romper, queimar e explodir com tudo que atravanca a luta e da força a opressão
Não é possível plantar as sementes de esperança me campo minado de erva daninha.

Terror? Terror é o que passa toda a gente a pegar busão/trem lotado, ouvir desaforo do patrão ver que o salário é curto pro mês longo e que a barriga sua e dos seus queridos não vai tardar a reclamar, que vão cortar a luz, que vai ter que arrumar uma boa desculpa pro proprietário da casa e rezar pra colar, e não virar mais um sem teto, isso quando não tem que passar maior tempo erguendo os moveis por causa dos alagamentos, passando horas e dias na fila da saúde, fila de alguma merda pra conseguir alguma miséria de beneficio...! ISSO É O TERROR.
N
ão é papo furado de boyzinho que muda isso, pelo contrario esse papo furado só tem atrapalhado e já esta mais que na hora de ter fim, não conseguem conter e sabem e tem medo que um dia um man@ no veneno venha e não se segure em apenas roubar o carrinho ou laptop e acabe por estourar o miolo de um maldito desses. Chega de ver nossos man@s ter que sujar as mãos com essa carcaça podre de vocês, não queremos ser mais uma dessas estasticas furadas que DATENA da vida adora lançar.

E difícil mas a gente insiste porque sabemos que criminosos são VOCÊS, chega de injustiça!
A ELITE E BURGUESIA SÓ SE SUSTENTAM ATRAVÉS DA VIOLÊNCIA
Chega de pseudo libertários da Gauche Caviar e burocratas burgueses minando a luta social.
Xô!
Viva A luta de classes, (lembrei de um ditado enforcar um chefe de estado com as tripas de um burguês? Não lembro ao certo)
Monicada donde estas? Até quando ira impregnar em outeiro impedindo ações reais? Vai continuar detonando comp@s que ai chegam e usando de manipulação, acusações falsas e colocando a integridade física das pessoas que querem construir algo ai em risco, de respente fez uma residência particular? Onde ninguém mais entra? Logo vc que achava que não devíamos ter casa, pois eh radicalmente contra a propriedade privada?

Mestre dos Magros querido, conferiu os depósitos as contas? Não se viu nenhuma retratação sua, de todas aquelas calúnias que fez com as nossas pessoas? Você que tão nobremente educado, não acha que merecíamos no mínimo desculpas?
(Vindo de você é um elogio.
Vindo de você faz tanto sentido!
Vindo de você eu me sinto salvo.
Salvo de você, sempre tão SUPERIOR!)

E o transmissor prometido aos seus pupilos apareceu? Ou virou mais uma vez pó branco, e você vai continuar enrolando quem confiou em você?
Mais uma vez?... Pra defender quem ou o quê?

Bjos e Abraços, continuamos SEMPRE com vocês.

Docinho
***********************************************

Feliz Aniversário Caracol Caratateua! Saudades da Comunidade Brasília!
Em breve Voltaremos quando nos for possível para continuar a luta!
Saudações Rebeldes!

DESCETRO: Cagada da rádio livre de Tefé E Flor de Catú



DESCETRO: Cagada da rádio livre de Tefé pelos "Midia-Livres Diabolinux" sob regência do Mestre dos Magros Pálidos
*********
Velhos Problemas de comunicação com Tefé - Amazonas

Maio de 2010
Amigos do coletivo Descentro,

Envio esta mensagem pela lista do Submidialogia porque não sei qual é a do
Descentro, peço que repassem à lista correta.

Os/as voluntários/as de comunicação e rádio livre de Tefé inscreveram um
projeto e foram contemplados através do Edital RadioTrans do Descentro
(embora professores universitários ajudem na rádio Xibé, é importante
destacar que este projeto não contou com a ajuda de nenhum deles, sendo de
inteiro mérito desta juventude corajosa que surpreende por seus passos novos
a cada dia!!!).

É impossível descrever a euforia desses/as jovens do Médio Solimões, no
centro da floresta amazônica, onde não há estradas e a internet jamais
ultrapassa os 100kbps, onde não há livrarias e mal se inicia a prática da
escrita enquanto algo do dia a dia das pessoas, ao receberem a notícia de
que foram contemplados no edital! (Tefé possui cerca de 70 mil habitantes, e
fica a 600km de Manaus, entre esta capital e a tríplice fronteira do Brasil
com Peru e Colômbia).

Estes/as jovens têm, nos últimos 4 anos, realizado oficinas de rádio livre e
outras mídias sistematicamente em diversos municípios da região, atingindo
escolas públicas, bairros segregados, comunidades ribeirinhas, aldeias
indígenas e muito mais... com todo este trabalho, existe hoje uma enorme
demanda represada por apoio legal e tecnológico para o início de novas
rádios livres além da já existente: a rádio Xibé.

Assim, a euforia imensa que vinha soprando pela floresta tinha dois motivos:
a possibilidade técnica de duplicar as ações de libertação da comunicação no
Médio Solimões, e as possibilidades de intercâmbio com outras experiências
distantes sinalizadas pelo Descentro e Submidialogia. É importante que se
tenha consciência que um jovem em Tefé, normalmente, jamais conhece outro
estado. Poucas vezes na vida vai a Manaus. Então a possibilidade de sair e
fazer intercâmbios é comparável ao que, em outros estados, costuma ser a
idéia de fazer viagens internacionais ou conhecer outros continentes!

No entanto, a comunicação com o Descentro está sendo trágica e minando
qualquer possibilidade de esses sonhos se tornarem realidade.

Desde que o projeto de Tefé foi contemplado, os/as jovens de Tefé estão
sofrendo as angústias de não conseguir informações e orientações sobre
quando este transmissor será enviado. Tentei ajudar a melhorar esta
comunicação, colocando um voluntário do Descentro na lista de e-mails da
rádio Xibé. Dei também a idéia de que esses comunicadores já experientes de
Tefé fossem convidados ao Sublidialogia Maranhão, até porque as passagens a
partir de Manaus estavam muito baratas (400 ida e volta). Os jovens de Tefé
foram convidados a participar do Submidialogia, e pegar lá o transmissor a
ser emprestado. Me parece que este convite ocorreria independentemente de eu
dizer alguma coisa, fiquei com a impressão de que já estava nos planos do
pessoal do Edital.

Porém, nem com a entrada do voluntário do Descentro na lista da Xibé a
comunicação melhorou. Além de a falta de informações e orientações
persistir, desentendimentos por e-mail começaram quando um jovem de Tefé,
expressando sua euforia e imensa felicidade pela possibilidade de ir ao
Maranhão com formas de escrita irreverentes por e-mail, foi mal interpretado
pelo voluntário do Descentro como se estivesse sendo ofensivo. Depois disto,
os voluntários de Tefé receberam uma mensagem em que sua participação no
Submidialogia do Maranhão ficava condicionada à seriedade e alto nível de
sua atuação, que deveria atingir o nível supostamente possuido pelo
Descentro. Depois disso a desinformação continuou.

Os/as voluntários/as em Tefé, chegando a acreditar que não teriam nenhuma
ajuda de custo para ir ao Maranhão, e que apenas com esta ida poderiam ter
acesso ao transmissor, começaram a fazer uma ampla mobilização para
conseguir os recursos para as passagens de barco e avião. Esforço que em
nada se compara ao de jovens de classe média urbana quanto tentam fazer o
mesmo. Mesmo vendo tudo isso, o voluntário do Descentro nenhuma orientação
clara forceneu. Ao contrário, conseguiu fazer uma leitura obtusa de algum
dos e-mails, chegando a acreditar que Tefé queria se apropriar
definitivamente do transmissor (sem devolver em 2 anos), e iniciou uma
discussão técnica sobre os termos e as leituras do edital. Enquanto um
voluntário de Tefé desesperava-se sem saber se pegava um barco a Manaus ou
não rumo ao Maranhão, era convidado a ler novamente o Edital.

É claro que os nervos em Tefé andaram altos. Em meio a mal entendidos
típicos que ocorrem por e-mail, o voluntário do descentro chegou a dizer a
um voluntário de Tefé (este questionava a falta de conhecimento sobre a
realidade de Tefé por parte do Descentro): "estagnação mental não tem
fronteiras". Pasmem! Se eu não conhecesse pessoalmente o voluntário, e não
tivesse clareza sobre o seu compromisso libertário, acreditaria que se trata
de um elitista que espera de toda a população o mesmo domínio da expressão
escrita e tecnológica que ele tem, sem imaginar que podem estar surgindo
novas formas de expressão e apropriação.

A única coisa de concreta apresentada pelo voluntário do Descentro, foi a
promessa de uma compra de passagem para o Maranhão. Poucos dias depois, esta
promessa foi cancelada. Nós que trabalhamos com extensão e ativismo nos rios
da Amazônia, sabemos que o maior erro que se pode cometer com comunidades
locais é criar expectativas e depois frustrá-las. É tocar numa velha ferida,
pois a mentira tem atingido as populações indígenas, ribeirinhas, e agora
também as urbanas ao longo dos séculos. Temos sofrido esta realidade
atualmente sobretudo com nossos políticos (com os dos outros também). É uma
pena que ideais tão lindos com os do Descentro estejam sendo associados a
este mesmo tipo de frustração.

Outra coisa que preocupa, é que em meio às "negociações" com o voluntário do
Descentro, transparece a ameaça de que a participação em eventos e mesmo o
empréstimo do transmissor não ocorrerão se não houver uma boa comunicação.
Considerando que este voluntário pouco tem feito por esta comunicação, fica
a impressão de que a condição necessária é a engulição unilateral de sapos
por parte de Tefé. Sejam submissos e terão o que estão querendo. Tenho a
certeza de que o voluntário do Descentro não faz isso conscientemente. Sei
do seu forte compromisso e consciência de libertário. Estou convencido que
isto ocorre porque ele não tem experiência em campo prolongada o suficiente
para compreender na prática as relações de poder que podem surgir quando se
sai dos grandes centros acadêmicos e governamentais e se lida com populações
marginalizadas.

Por tudo isso, e na esperança de que as relações entre o Médio Solimões e o
Descentro e o Submidialogia (e todos os outros coletivos que Tefé poderá
contactar com a ajuda deles) não fique definitivamente comprometida, venho
por esta solicitar que seja repensada a forma de interface com Tefé. A forma
atual não está dando certo, mas estou seguro que alguma solução será
encontrada e as feridas já abertas minimizadas.

forte abraço a todos


Conforme EditalRadioTrans:

Resultado da Chamada Pública Rádiotrans

sexto e sétimo parágrafo diz:

É necessário sublinhar que o Critério de Regionalidade foi suprimido à luz
das excelentes propostas vindas das mesmas regiões e até da mesma cidade!
Em destaque, a região norte, com o maior número de propostas, que
demonstra mais uma vez a potencialidade do meio rádio na comunicação
Amazônica, onde há bastante espaço livre no espectro radioelétrico público
e inúmeras comunidades de cultura fortemente baseada em oralidades, ao
mesmo tempo em que há mais carência de projetos de comunicação e
conectividade (banda larga, telefonia, etc).

Sendo assim, outros coletivos contemplados nesta primeira edição da
chamada pública foram a Puraque RadioPuraque disseminadora de cultura
livre e Metareciclagem no baixo amazonas e a Radio Livre Tefé ligada a
coletivos de mídia independente.


NO FINAL DESTE EDITAL:

Confira os projetos inscritos:
AssociacaoCabista - ok
EduComunidade - ok
RadioComunidadeColares - ok
RadioCubo - ok
IndependenciaOuMorte -ok
PortoVelhoCaos ok
RadioBaoba - intinerante - levar os transmissores
RadioLivreTefe - ok
RadioQueroQuero - ok
RadioPuraque - ok
RadioMapuche - ok


Premiados
Circuito Fora do Eixo: (um transmissor nômade)
RadioCubo
IndependenciaOuMorte
PortoVelhoCaos

RadioMapuche
RadioQueroQuero
RadioLivreTefe
RadioPuraque
Emissor
RadioBaoba

Suplentes:
RadioMhhob
AssociacaoCabista
EduComunidade
RadioComunidadeColares


POR FIM OLINK DO PROJETO APROVADO:

http://wiki.descentro.org/RadioLivreTefe
*********************************************

Cagada dos "Midias-Livres Diabolinux na Flor de Catú
DENÚNCIA
Grupo Paraupaba 29/08/2009 16:15

DESMOBILIZADORES "de fora" NA COMUNIDADE DOS
ELEOTÉRIO-CATU-CANGUARETAMA/RN DISFARÇADOS DE ?ZAPATISMO? tentam
boicotar reunião que discutiria os eixos temáticos que comporão a 1ª
assembléia indígena no RN em outubro próximo.
DATA: 28 DE AGOSTO DE 2009.
Com vistas a discussões prévias que vão compor os conteúdos que farão
parte dos eixos temáticos da 1ª Assembléia Indígena no Rio Grande do
Norte - organizado pelo GP- Grupo Paraupaba e pela FUNAI ? João Pessoa,
Movimento indígena ? PB, o GP por meio de dois de seus representantes
compareceu na comunidade Eleotério do Catu (assim como foi discutidos
em outras comunidades) para dar início às discussões.
Havia então, um grupo pequeno de pessoas da comunidade (em número de
oito) além de mais duas pessoas que não pertenciam à comunidade e que
estavam lá dispostas a acompanhar a reunião. Inicialmente, percebemos
que se declaravam como uma ?ONG? chamada ?flor da palavra?, que,
conforme visitamos página na internet, vimos que se trata de ?uma rede
de inspiração zapatista que pretende facilitar a criação de laços de
comunicação e de solidariedade entre povos, movimentos, grupos e
indivíduos...?, conforme assim se confere em seu texto deapresentação.
No entanto, o que pude observar ? pela curta experiência de mais de 40
dias no México no ano de 2001, acompanhando as discussões do EZLN em
várias localidades por onde a marcha zapatista se deslocou e que tive a
satisfação de acompanhar os comandantes e comandantas, assim como
ouvi-los em seus discursos ? é que esses dois indivíduos não têm nada
relacionado às idéias zapatistas. Os discursos, muito pelo contrário,
são anti-indígenas e anti-zapatistas, considerando que ao se impor um
pensamento sem respeito às próprias vozes dos atores interessados já
inicialmente não se respeita um princípio básico zapatista: ?um mundo
onde caibam muitos mundos". Depois, os zapatistas não separam a questão
da defesa territorial da identidade, muito pelo contrário, em seus
discursos (que inclusive tenho gravado na íntegra) os zapatistas
enfatizam o tempo inteiro a sua identidade Maia e suas origens
indígenas como fortes razões de luta pela dignidade, território, entre
outras questões.
Esses dois indivíduos que estão mais para ?bobos da corte?, na verdade,
não passam de desmobilizadores infiltrados na comunidade, se
aproveitando da boa vontade dessas pessoas e quem sabe? a serviço de
usineiros locais para desmobilizar, jogar uns contra os outros, como
fizeram na ocasião da reunião...
O fato é que a discussão não foi muito longe porque nós, prudentemente
tentamos não desviar o foco e não voltar as atenções para esses
indivíduos, que persistiram com agressões, zombarias e insinuações. Por
fim, tentamos discutir e encaminhar pelo menos uma nova reunião com um
número maior de participantes da comunidade e nessa ocasião se eleger
os representantes da comunidade para fazer parte da Assembléia
Indígena. Evento de grande importância para a discussão da questão
indígena local tão escamoteada e ignorada nesse Estado e que agora se
tem a oportunidade de se respeitar e de se ouvir as alteridades e suas
demandas.
Pois bem , segundo a comunidade afirma eles vieram para lá e se
instalaram na residência de uma das pessoas do lugar e já estão se
achando com autoridade de estarem opinando e desarticulando as
reuniões, inclusive com agressões como chacotas, piadinhas e desvio de
focos das discussões ,assim como escárnio contra as próprias pessoas da
comunidade, tratando-os com desdém e preconceitos, sobretudo para com a
presidente da associação, Valda e o presidente a associação de
Goianinha, welligton e os demais presentes que queriam falar e discutir
, mas que foram bombardeados com intervenções imprudentes e
infrutíferas.
Os discursos desses dois indivíduos (um homem e uma mulher) foram
infundados, desrespeitosos, preconceituosos e intolerantes nos quais
eram alegados o tempo inteiro que não era preciso de ?identidade
nenhuma para se lutar por território? ou: ?que já estava de saco cheio
com esse papo furado de identidade? e ainda que " a questão territorial
poderia ser levada adiante desvinculada da identidade?...? ; ?Essa
questão da identidade é só para protelar junto ao Estado?....
Não sabemos exatamente o que propõem as discussões dessa ONG F. da
palavra, mas o que temos como certeza é que essas pessoas agem muito
mais por conta própria e estão aí para desarticular, desmobilizar,
criar discórdias, zombar, etc. Atitudes como essas, com certeza não
fazem parte do pensamento zapatista e nem fazem parte da prática de
pessoas inteligentes e de caráter.
Propomos aqui uma discussão sobre o assunto e fica o alerta para
movimentos de infiltrados em comunidades em processos de construção de
suas identidades e de luta por seus direitos.
Agradecemos a atenção,

Grupo Paraupaba-MCC-UFRN
http://prod.midiaindependente.org/pt/blue//2009/08/453002.shtml

domingo, 4 de julho de 2010

Continuação Nadine: "O Médico Legível"


"O médico legível"
O médico legista de nome Asthor recebeu a carcaça de Ferrer desovado pelo rabecão que o recolheu do local em que obtivera sua banal sentença de morte executado por seus algozes Tico e Teco, que por milagre não aplicara a Nadine que estava no local, semelhante sentença para apagar testemunha já que ela ficara imbecil(Estado de Choque) como se seqüestrada sua razão para outro universo, a misericórdia não é uma prática a não ser quando tem um "Código de Honra" por manter, no caso da Nadine, a situação é que seria como se ataca-se uma criança, e eles por mais filhos da puta que fossem tinham crianças e queriam bem a elas e a de seus parceiros, só querendo trucidar a dos inimigos como vira ser a justiça do "velho testamento escrito por judeus" Esse não era o caso da Nadine que cometera a burrice de ter dado atenção devido a excesso de carência e este mané que condenado pelo tribunal do criminosos por traição após Ferrer ter tentando passar-los para trás na adulteração de sua remessa de cocaína tentando lucrar paralelamente vendendo o excedente nas noitadas dos loucos da rua Augusta, qual Ferrer tinha que fazer a ponte aos receptadores fiéis do grupo que logo atestaram sua falsificação não deixado outro destino a Ferrer de ser julgado por esses doutores da lei no mundo do crime.

A carcaça de Ferrer chegara aí ao médico legista como a chegada a seu santuário onde ele era o Monge guardião. Centenas de corpos de jovens infelizes executado chegava alí mensalmente com escoriações das mais diversas. Mas a carcaça de Ferrer trazia sinais de mutilações até então novas ou desconhecidas até aquele dia por seus olhos, escalpelado vivo. Que disposição a desses criminosos! Dizia a sí mesmo com cadáveres entre-dentes, não era bem um cadáver mas ele mordiscava um big-Lanche Beirute com seu mundo de riquezas de condensada gordura e graxa... que até então só lubrificara suas artérias, ainda o não entupira de vez para dar cabo de sua vida medíocre como médico legista com um infarto fulminante causado por essas guloseimas cancerígenas.

Ele observava enquanto devorava seu lanche a carcaça de Ferrer em que raciocinava com seus olhos papudos e aguçados como de Gaviões em pleno vôo pousar sobre as as características sobre o corpo do Ferrer, realmente as características eram "nobres", cisões nobres, que só tivera visto em seus doutos livros de estudos de anatomia e estes quentes detalhes o recheara de novos e palpáveis conhecimentos, elas pareciam reluzir sobre seus olhos mortíços e cansados. Tão ricamente prazeroso quanto seu conhecimento ao seus degustar do seu Beirute. ele Adaptava suas pupilas as minúcias como se estivesse a faze-lo com uma maquina fotográfica clássica da fotografia profissional, acertando e medindo a entrada de luz no diafragma, observando com cuidado e carinho o seu objeto de observação, traços, textura, densidade de luz, contraste nos fios dos corte como se a fazer um mapa imaginário reluzente e psicodélico hielogrifados sob a couraça de Ferrer.

Que ironia, Ferrer a vida inteira engoliu dos seus que seria um inútil a vida inteira. redarguiu a seus parceiros de pelada que o escroteava como se em lugar de um sincero insulto alí esconde se a certeza de uma confissão silenciosa coletiva qual todos tinha medo de pensar por muito tempo quanto ao futuro e destino de todos nessa roda-viva, fosse a certeza de todos qual dirigia a Ferrer só para não pesar tal tormento sobre sí e atrapalha se o jogo em meio a gargalhadas irônicas frente a inocente brincadeira na quadra de futebol esburacada de seu bairro em qualquer periferia igual da cidade. "Inútil o caralho vou ser tão importante que serei motivo de estudos de gente importante, seus manés!" - respondia aos berros Ferrer;
"e aí depois disso, vou comer a mãe e as irmãs de todos vocês seus panacas!!!" e sai correndo e rindo por sua vez para fugir da malhação coletiva...
Bom, só comeria agora se fosse como os vermes antropófagos que abriria um novo ciclo de regeneração da vida.
Asthor tinha um novo desafio perante a este banquete todo, fazer seus apontamentos do que decifrara em seu caderno de anotações, desafio porque ele deparava com um problema adquirido em suas seções de Fisioterapia intensiva.

Ele recuperara de seus movimentos após um acidente vascular cerebral qual resultou numa parcial paralisação de seus membros de um lado do corpo.
Com bons resultados da sua recuperação com a fisioterapia seus movimentos voltaram ao normal, mais que normal, pois não conseguira escrever como antes, ele agora escrevia tão corretamente e legível que ele não mais compreendia em suas anotações e diagnósticos, as vezes se perguntava se ele não entendia se era sua escrita ou se o que impedira de interpretar o que ele escrevera era alguma seqüela do AVC causado em sua mente de forma não perceptiva.

O fato é que não era mais o mesmo, não conseguia ele entender por mais legível o que fosse sua escrita, ela já não era a sua escarafunchada, rabiscada, corrida e garranchosa letra de doutor como era antigamente deixando surpreso qualquer paciente que por vezes perguntava se aquela escrita era Escrita, Desenho ou outra coisa. Ele com a duvida de terceiros ficara por satisfeito, seguro de si como se um enigmático doutor sem o descobri-lo e decifrá-lo como um intocável, superior.Um deus incógnito!
Isso para ele pesava como se chegara o fim de sua brilhante carreira de Médico legista onde ironicamente o diagnosticara de "aposentado medico Legista Causa mortis por se tornar médico legível."

Mas agora não tinha mais "Letra de Médico", agora tornou-se um"Legível". Ferrer era sua chance de encerrar sua carreira sem carrergar o peso de ser um profissional vulgar, de uma vida vulgar.
E Ferrer de ter sido um importante objeto de estudo com um epitáfio a contra gosto de uma bela e legível caligrafia de doutor.

TAI: Todo Amor aos Ianques!!!

Ogro Lunar 04 de Julho de 2010